EDUCAÇÃO: Secretária Municipal de Educação, Eliane Han emite mensagem aos professores e mostra avanços à frente da SEEC.




Estimados colegas, neste 15 de outubro dedico esta mensagem a todos/as vocês que exercem papel primordial na formação educativa e social do Município de Macau/RN. Não tornaremos nossa sociedade mais educada, com justiça social, desenvolvida e preparada para a vida, sem transformar radicalmente e qualificar fortemente a educação pública. E não se transforma a educação pública sem o trabalho profissional do coletivo de professores/as devidamente respeitados, valorizados e com boas condições de trabalho. A valorização da escola pública não pode ser pauta de discurso meramente político, apresentado em momentos de oportunismo eleitoreiro. A escola como um bem público e fator de transformação se constrói a cada dia, com gestos, ações concretas, respeito e responsabilidades compartilhadas entre o governo, os gestores, seus docentes, a família e a sociedade. À frente da educação neste lindo município, muito me impressiona o quanto é possível fazer e quanto é preciso avançar. Também constato quantas possibilidades temos de fazer muito pela formação dos nossos alunos como cidadãos do presente e do futuro. Nesses 07 meses como secretária, definimos metas, planejamos ações concretas com foco nas necessidades mais urgentes. Temos trabalhado em muitas frentes, introduzindo inovações e avanços que merecem ser apresentados no dia em que homenageamos nossos professores e professoras. Esse é, portanto, um bom momento para prestarmos conta à sociedade deste município a respeito do trabalho da Secretaria de Educação, realizado pelas mãos de 280 professores, 20 técnicos e outros tantos colaboradores. Destaco, portanto, algumas das ações desenvolvidas nesse período:

Implantação do SIGEduc (8º município no RN);
Implantação do Portal Educacional Clickideia;
Desjejum para alunos da educação infantil da rede municipal de ensino;
Aquisição de fardamento escolar para os alunos das escolas da rede básica municipal de Macau;
Formação continuada de professores e gestores escolares;
Reforma das unidades escolares (iniciando pelas unidades de canto do papagaio e Várzea cercada);
Desenvolvimento de ações em parceria com as secretarias de saúde (Programa Saúde na Escola) e de Assistência social;
Regularidade na distribuição da merenda escolar, água e gás nas escolas do município;
Melhoria do transporte escolar – manutenção e regularização de documentação;
Fortalecimento de parcerias com entidades filantrópicas como o Lions Club;
Processo seletivo simplificado para Assistentes de alfabetização do Programa Novo Mais educação;
Convocação de professores e auxiliares de ensino infantil para suprir a real necessidade da rede básica pública municipal de ensino;
Capacitação de gestores para prestação de conta das escolas do município de Macau;
Formação para merendeiros e merendeiras das escolas da rede básica pública municipal;
Quantidade de nutricionistas para atender a demanda das escolas no município;
Busca de parcerias que possibilitem a reabertura da casa de cultura de Macau;
Reforma e entrega de mais de 200 cadeiras escolares nas escolas do município.

Temos consciência de que a educação como dever do Estado exige a participação e o engajamento da sociedade para que a escola pública volte a ser, além de um direito efetivo, um motivo de orgulho para todos nós. O direito do aluno não apenas ser matriculado, mas na escola aprender os conhecimentos básicos necessários para sua formação cidadã, tem sido nossa prioridade, nosso objetivo e nosso sonho. Portanto, os/as professores/as são fundamentais na reestruturação desta rede de ensino. Sabemos que são os atos e não somente o conhecimento e o salário que determinam o valor de um trabalho. É preciso engajamento, vontade de fazer, responsabilidade social e política, e isso não nos falta. Desejo em meu nome em nome da equipe da SEEC, do prefeito e demais assessores, um excelente dia e um futuro promissor e de muitas realizações para Macau!


Professora Maria Eliane Silva de Carvalho Han
Secretária de educação e Cultura de Macau


Nenhum comentário

Siga nossas redes

Tecnologia do Blogger.