EDUCAÇÃO: UFRN cria disciplina sobre 'Golpe de 2016' no Brasil


O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abriu inscrições para a disciplina “Seminário Temático II: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, no primeiro semestre de 2018. A criação do curso ocorre pouco tempo após a manifestação do Ministério da Educação (MEC) contra uma disciplina similar criada pela Universidade Nacional de Brasília (UNB). 

A ementa, que ainda está sendo elaborada pelos professores responsáveis pelo curso, deverá discutir o histórico de golpes políticos no país, mas deverá focar no impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, informou o professor Alex Galeno - um dos quatro docentes responsáveis pela disciplina. 

De acordo com ele, a disciplina foi criada pelo colegiado da pós-graduação de Ciência Sociais neste ano, depois da iniciativa do professor Luiz Felipe Miguel, da UNB - primeira instituição no país a criar um curso deste tipo. Desde então, várias universidades também criaram cadeiras para debater o tema. É o caso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federal do Rio Grande do Sul e da Unicamp, em Campinas (SP). 

G1RN

Nenhum comentário

Siga nossas redes

Tecnologia do Blogger.